Notícias Empresariais

Jovens querem semana de 4 dias e acreditam que seriam mais produtivos

Publicada em 10 de maio de 2024

Nos Estados Unidos, 81% dos jovens adultos acreditam que uma semana de trabalho de quatro dias aumentaria a produtividade da sua empresa

Uma pesquisa da CNBC/Generation Lab feita nos Estados Unidos com 1.033 pessoas de idades que variam entre 18 e 34 anos descobriu que 81% dos jovens adultos acreditam que uma semana de trabalho de quatro dias aumentaria a produtividade da sua empresa, enquanto 19% disseram que a produtividade diminuiria.

A opinião dos entrevistados, segundo artigo da CNBC Make It, parece ser corroborada por algumas companhias que, após testar o acordo, afirmam que ele mitigou o desgaste dos funcionários e fortaleceu o desempenho empresarial.

A empresa de coaching que treina atletas de ponta e lidera programas de bem-estar corporativo Exos, por exemplo, relatou recentemente os resultados dos primeiros seis meses de um experimento contínuo de quatro dias de trabalho semanal. A empresa disse que a semana de trabalho reduzida aumentou a eficiência, juntamente com a receita e a retenção. Outros testes semanais de trabalho de quatro dias mostraram ganhos semelhantes.

Embora os entrevistados da pesquisa CNBC/Generation Lab tenham concordado amplamente com a duração da semana de trabalho, eles foram menos unificados quando questionados sobre o ambiente profissional. Enquanto 60% disse que faz seu melhor trabalho no escritório, os outros 40% afirmaram que trabalham melhor em casa.

Alguns líderes empresariais proeminentes também entraram na conversa com suas previsões para o futuro da semana de trabalho. O presidente da IAC e da Expedia, Barry Diller, disse acreditar que as empresas adotarão uma política de quatro dias no escritório, seguidos de uma sexta-feira flexível.

“Não necessariamente uma semana de trabalho de quatro dias, mas quatro dias no escritório, e às sextas-feiras você pode trabalhar em casa ou de acordo com seu próprio horário”, disse ele no “Squawk Box” da CNBC. “Acho que essa será a evolução sensata de tudo isso, mas tem que ser padronizada”.

O proprietário do New York Mets e financista bilionário, Steven Cohen, acredita que uma semana de trabalho generalizada de quatro dias está no horizonte, citando a ascensão da inteligência artificial e a menor produtividade geralmente às sextas-feiras. Esse pensamento motivou parcialmente seu investimento em 2023 na liga inicial de golfe TGL.

“Acho que teria feito o investimento no golfe de qualquer maneira, porque acho que há uma ideia de longo prazo, mas acredito que uma semana de trabalho de quatro dias está chegando”, afirmou.

Fonte: Administradores

Voltar para a listagem de notícias